sábado, 26 de julho de 2008

RICARDO TOKUMOTO

QUEM É RICARDO TOKUMOTO


“ Eu sou um daqueles que já gostava de desenhar desde que me entendo por gente. Apesar de que, na verdade, todo mundo gosta de desenhar quando criança. Eu só não parei. Lembro que já no jardim de infância eu recebia elogios pelos meus rabiscos. E no início do ensino fundamental eu já dizia que queria ser artista. Santa inocência. Era sempre visto como “O Desenhista” da classe. Qualquer coisa ligada a desenho que surgisse logo gritavam meu nome. E tudo que era arte me despertava interesse, mesmo quando eu nem sabia que aquilo era arte. (...) Em Limeira (interior de São Paulo, cidade onde nasci e vivi por muito tempo), existiam inúmeros cursos oferecidos gratuitamente pelo centro cultural municipal. Foi lá onde aprendi a tocar alguns instrumentos musicais, foi lá onde tive meu curso de pintura, fiz oficinas de histórias em quadrinhos, desenho animado, elaboração de fanzines, escultura, teoria da arte, kung fu, tai chi chuan. Enfim, foram tantos cursos que eu nem lembro mais. Eu ia todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos). Quase morava lá. Paralelamente a tudo isso, eu já fazia o curso técnico de informática lá no colégio da UNICAMP que havia na cidade. (...) Nessa altura eu já havia me decidido a prestar vestibular em Artes Plásticas. Não me via fazendo outra coisa. Era aquilo mesmo que eu queria. Prestei a primeira vez sem muita bagagem, só com o que eu tinha aprendido pessimamente no ensino médio. Tentei USP e Unicamp, se não me engano. Não passei nas duas. Cheguei até a segunda fase apenas. Estudei, fiz cursinho. Trabalhei na Gráfica Central da UNICAMP em Campinas, onde tive um contato maior com a área de design e editoração. Pude aprender sistemas de impressão e softwares muito úteis. Comecei a imprimir meus primeiros fanzines. Tinha um contexto mais político e ideológico, algo meio “revoltado”. Nele publiquei minhas primeiras tirinhas denominadas “TV Querida!”. Fiz cursinho e tentei novamente o vestibular. Unicamp, Unesp e Ufscar. Novamente fui reprovado nas três. Por pouco não passei. Trabalhei como professor de informática. Fui selecionado no primeiro SALÃO DE HUMORDE LIMEIRA. Comecei a publicar OS DESAFORTUNADOS em um tablóide da cidade chamado “O PIO”. Consegui passar num concurso público para secretário de escola em Limeira. Fui trabalhar na secretaria de uma creche. Prestei novamente Unicamp, Unesp e UFMG, que era a unica faculdade do Brasil com especialização em cinema de animação. (...) Eu não podia ficar o resto da vida sendo funcionário público, mesmo ganhando relativamente bem. E a faculdade de design era bacana, mas ainda não era exatamente o que eu desejava. Meus pais entenderam. Finalmente me mudei pra BH e comecei a fazer Belas Artes na UFMG. (...) Comendo só miojo por muito tempo, consegui juntar uma grana e comprar um computador e uma tablet. A partir daí o RyotIRAS ganhou mais força e se consolidou com postagens diárias. Atualmente, tenho 22 anos e estou no quarto período da minha especialização em cinema. ”


PUBLICAÇÕES

* RYOTIRAS, nº: 01 (coletânea de tiras) / editora Tragicomics, 1ª edição, outubro de 2007.


CONTATOS: ricardo@ryotiras.com / mozaryot@hotmail.com


CONHEÇA O TRABALHO DO QUADRINISTA


(Extraído do blog RYOTIRAS)


O QUADRINISTA NA INTERNET

- http://ryotiras.com/


Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.


Visitor Map